A Janela Caleidoscópica: educação e sensibilidade através da Geografia da Arte

0 Comments

O presente texto consiste num relato de experiência no ensino superior sobre a forma, os conteúdos e as atividades trabalhadas a partir da disciplina Geografia da Arte. O objetivo central desta proposta consistiu em explorar os saberes, o imaginário e a memória presentes nas obras de arte, como instrumental para interpretar e analisar o espaço, a paisagem, o lugar. A relação entre a cidade e a arte e suas formas de representação foi foco central da experiência analítica, de modo que, a educação do olhar, a percepção e a sensibilidade fossem trabalhadas no processo construtivo de um trajeto semiótico. Uma geografia da arte, assim como, a geograficidade foi se delineando no espaço sensível das representações, no poder imagético da paisagem, na afetividade manifesta no lugar. O papel fundamental da imaginação no processo de conhecimento e a elaboração textual gerada ao longo do percurso completaram o trajeto poético empreendido pela disciplina.

Como citar:

SILVA, Valéria Cristina da. Geograficidade. Rio de Janeiro, v. 2 n.1, p. 13-26, Verão de 2012. Disponível em:  http://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12817

Deixe um comentário

Related Posts

Mia na Filosofia

A Mica é um bichano Rechochunda que eu amo A Mica da Miga Ju A Mica mansinha e macia Gata enigmática Na gramática de sua sete vidas… Engatada na janela…

Goiânia: Rosa e Bem-Te-Vi

Essa cidade cor d’ouro ficou róseaGrão de poeira vermelhaCaído na tinta fresca de GoiâniaTornou-a aquecidamente rosa Essa cor ganhou pétalasQue nos acariciam Com as mão do ventoUm vento quente! Goiânia viveDe…

O Jardim Azul

Águas claras cantantesa travessia das pedras do riachoé o caminho naturalpara o jardim azul Um vergel na Outra margemDo vento  A ponte, porém,É o perfume das floresna lembrança Nossa fronteenternececom…