O Imaginário entre a Geografia e a Literatura

0 Comments

Esse artigo apresenta a relevância dos estudos de Geografia e Literatura, apresentando a contribuição que a filosofia do imaginário de Gaston Bachelard pode trazer a esta perspectiva de uma leitura do espaço na literatura, com suas sensibilidades e profundidades e, do mesmo modo,
como na literatura redescobre os muitos sentidos de espaço que ela carrega, como personagem, como paisagem e palco do drama humano e tantos outros. Gaston Bachelard sempre partiu da literatura como a fonte primordial do imaginário e é debruçando sobre imagens literárias, advindas direta da ação criativa do imaginário, que ele põe em relevo o espaço como constituinte do ser da imagem poética. A poética do espaço é portanto uma poética do ser em sua intimidade, em sua felicidade e em sua beleza.

Como citar:

SILVA, Valéria Cristina Pereira da; CARRETO, Carlos Fonseca Clamote. O Imaginário entre a Geografia e a Literatura. Revista Sapiência. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/10082

Deixe um comentário

Related Posts

Gaveta-palavra

O aniversário guarda o verso dos anose nele o amor e os desenganosQuem viu as armasNo armário?E as rosasNo rosário?No clavenárioas chaves de todosos sentidos escondidosde palavras-relicárioO secretário guarda o segredo solitário e…

O ENCONTRO DA POESIA

Homenagem à A Carlos Drummond de Andrade     Adentra o reino das palavras Com bocas, olhos e ouvidos atentos, Colha o verso maduro no minuto que passa. Teça  a…

II O Céu de Sofia

Antes de ser Aluno do mar é preciso ser aluno do céu! Toda Sofia Nasce no céu E se põe a fiar Fios infinitos De sabedoria. Sofia É cor de…