A Janelas e os Olhos

0 Comments

A janela é um recorte de luz que nos permite ver e, por vezes, sermos vistos. Gaston Bachelard em sua Poética do Espaço nos diz que, iluminada pela lâmpada, as janelas são os olhos da casa! Janelas nos permitem ver e são elas mesmas a paisagem. Nas cidades históricas, sem muros, as janelas podem ver e serem vistas e cada janela conserva uma imagem. Toda janela é uma paisagem do tempo. Da janela é possível apreender tudo que passa, gentes e bichos, o vento e as estrelas, a entrada do luar na casa…

Silva, V. C. P. da. (2021). A Janelas e os Olhos. Revista Geografia, Literatura E Arte, 1(1), 214-225. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.176729

Deixe um comentário

Related Posts

Gaveta-palavra

O aniversário guarda o verso dos anose nele o amor e os desenganosQuem viu as armasNo armário?E as rosasNo rosário?No clavenárioas chaves de todosos sentidos escondidosde palavras-relicárioO secretário guarda o segredo solitário e…

Mia na Filosofia

A Mica é um bichano Rechochunda que eu amo A Mica da Miga Ju A Mica mansinha e macia Gata enigmática Na gramática de sua sete vidas… Engatada na janela…

III O céu mais belo…

Qual destes céus, oh Céus, É o mais belo? Céu de sentimento... O Céu é uma Flor Azul No pensamento? Nuvens pastam na vaga Da poesia... Céu de sentido e…