val.silva
0 Comments
0 categories
Este trabalho envolve literatura e imaginário, trazendo o problema de pesquisa: como a literatura de cordel contribui para o entendimento do imaginário da cidade? Compreendemos por imaginário, conforme Bachelard (2003), o conjunto de imagens criadas pela imaginação, que é o momento a partir do qual essas imagens encontram a cidade, através da literatura. O objetivo é compreender o imaginário da cidade de Juazeiro do Norte-CE por meio das imagens da literatura de cordel. A metodologia decorrerá da análise de estrofes de cordel em sua interface com a cidade. Espera-se identificar a narrativa sobre a cidade e as contribuições dos sujeitos que vivem, produzem e a expressam através do cordel.
Como citar:
SILVA, Antonio Marcos Gomes da ; PEREIRA DA SILVA, VALÉRIA CRISTINA . A cidade na cultura do cordel: o caso de juazeiro do norte. Revista Geografia, Literatura e Arte, v. 4, p. 113-129, 2024.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geoliterart/article/view/210076
Related Posts
Uma viagem em Azul, Violeta e Violino
Um novo devaneio, imerso em azuis. O novo livro da Valéria Cristina Silva está disponivel e traz os sentimentos humanos que se encontram com os sentidos da natureza, em uma…
Poética Flutuante
Publico aqui a leitura e as palavras lapidadas de Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado sobre o Livro Em Asas de Borboletas e Em bolhas de Sabão. Bento observa o…