A casa da ponte e o ninho vazio: a geograficidade na poesia de Cora Coralina e Leodegária de Jesus

0 Comments

Este artigo advém de um trabalho de um estudo de quatro obras literárias ao qual busca não só fazer um paralelo entre geografia e literatura, mas também identificar símbolos do espaço na poesia de Cora Coralina e Leodegária de Jesus, duas poetisas que viveram na Cidade de Goiás do século XX e foram expoentes por sua obra que retratava muitos aspectos da cidade e do espaço que viviam. O título remete a símbolos utilizados pelas autoras em seus poemas e que mais tem semelhança pois revelam a proximidade delas com a Cidade de Goiás. O trabalho também pretende identificar a influência que a literatura tem no espaço, observando o museu de Cora e a Livraria Leodegária de Jesus, respectivamente um legado deixado pela autora mais conhecida de Goiás e uma homenagem para a primeira mulher que publicou um livro de poesia no Estado. O trabalho usa do ponto de vista fenomenológico e análise dos símbolos do espaço para compor sua estrutura
Como citar:
PEDREIRA, Arthur Neves ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . A casa da ponte e o ninho vazio: a geograficidade na poesia de Cora Coralina e Leodegária de Jesus.
Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.213401, v. 4, p. 118-140, 2024.

Deixe um comentário

Related Posts

Verdade de Poeta

Homenagem a Fernando Pessoa Se o poeta é um fingidorQue finge da carne até o ventreToda dor que deveras sente O que fazer do corteNas nervuras do verbo?Amar é sempre…

Poética Flutuante

Publico aqui a leitura e as palavras lapidadas de Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado sobre o Livro Em Asas de Borboletas e Em bolhas de Sabão.  Bento observa o…

IV Céu sentimental

Amor e Céu E como Mar e Sol: Numa nuvem Um rouxinol E um peixe Fora do anzol Desliza Entre as luas De uma só concha O caracol... Uma planta…