val.silva
0 Comments
0 categories
Gaston Bachelard cultivava uma imagem do Geógrafo em seus textos filosóficos: um geógrafo universal e imaginário, da imaginação bachelardiana que, talvez, tivesse o seu espelhamento emblemático e romântico em Humboldt. Todavia, mal sabia Bachelard que fornecer-nos-ia, a nós geógrafos, um método em profundidade. Este texto buscará compreender a fenomenologia bachelardiana como as manifestações do espaço na consciência e a sua importância como motor e mecanismo ontológico da imaginação. O espaço é fator de partida da imagem que permitiu a Bachelard, a partir da fenomenologia como método de abordagem, a compreensão ontológica do espaço vivido
Como citar:
SILVA, Valéria Cristina. GASTON BACHELARD E O ESPAÇO: FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA COMO POÉTICAS DO VIVIDO. Caminhos de Geografia, v. 24, p. 67-78, 2023.
Related Posts
Cidade Velha
O latejar das chaminés E as tramelas esquecidas Costuram treliças, trapézios, trapiches... Ourivesaria do infinito Um candelabro acende A cada lembrança. As esculturas da memória secretam…
Um poema chamado Unicórnio
O unicórnio nasce níveo como a neve e a nave Dentro do nosso sonho Por onde crescem os Ciprestes de sentidos E caminha sobre a relva, sobre as flores, sob…
IV Céu sentimental
Amor e Céu E como Mar e Sol: Numa nuvem Um rouxinol E um peixe Fora do anzol Desliza Entre as luas De uma só concha O caracol... Uma planta…