Cidade de Goiás na Literatura: paisagem e imaginário da cidade

0 Comments

 Este artigo é o resultado de um projeto de pesquisa que busca compreender a paisagem cultural da Cidade de Goiás no imaginário social através da ótica da geografia cultural, onde procura-se estabelecer um elo entre o espaço e a poesia, trazido principalmente através da análise de vários autores e autoras nascidos em Goiás que escreveram poemas e crônicas sobre a Cidade de Goiás, contribuindo para enaltecer a imagem dela no imaginário social que vive nas pessoas que a visitam ou leem sobre ela. Os poemas trabalhados se dividem em publicações feitas no jornal “O lar”, antigo jornal de circulação da cidade, e publicações independentes de dois autores escolhidos por se aprofundarem na visão da cidade, sendo esses autores Leodegária de Jesus e Erico Curado.
Como citar:
PEDREIRA, Arthur Neves ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . Cidade de Goiás na Literatura: paisagem e imaginário da cidade. Building the Way, v. 12, p. 110-126, 2023.

Deixe um comentário

Related Posts

Imago Azul

A lagarta espessa, verde com pequenos pontos pretos como um kiwi maduro por dentro passava o dia no jardim esticando-se por todas as flores: margaridas, hibiscos, violetas, dálias… A lagarta…

Sineiros do tempo

O Alaúde de pedrastem cordas em sinoQue batem rumores,Que cantam as dores,Do lume do céu. Dobradiças  cantantessob fios transparentesVéus de seda e nuvemSob o branco  vale, onde da torre emana a poesia dourada dos infinitos…

Batismo de Sentido

Persigo obsessivamente tudo que flutua, asas, bolhas, nuvens... no ar, na água, no meu pensamento! Tudo que é leve como vento, tudo que veleja numa mágica viagem... Por este e…