Espaço e literatura na paisagem cultural: Referências francesas nas cidades de Goiás e Goiânia no início do século XX

0 Comments

O presente trabalho busca compreender a constituição do imaginário urbano das Cidades de Goiás e Goiânia a partir de referências e influências francesas recebidas no início do século XX. O estudo envolve a relação entre espaço e literatura na constituição do imaginário dessas cidades. As referências francesas em Goiás e Goiânia dão-se a partir de vários processos identitários que vão marcar a paisagem e a memória urbana, sobretudo a partir do fascínio que a capital francesa, Paris, teve na constituição das paisagens locais goianas e no modo de vida. A partir do olhar estrangeiro e de uma relação de alteridade que ficou registrada na literatura e na imprensa, Goiânia e a Cidade de Goiás procuraram simular e criar referências que conectavam o modo de vida local ao universo francês com imagens, signos linguísticos e plásticos, vistos de modo estético e estilístico que forjavam pertencimentos e alteridades num singular conceito de paisagem cultural.

Como citar:
SILVA, Valéria Cristina Pereira da Silva. Espaço e literatura na paisagem cultural: Referências francesas nas cidades de Goiás e Goiânia no início do século XX. In: Revista ANPEGE, v. 16 n. 31. Acessível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10991

Deixe um comentário

Related Posts

Asas de borboleta   As borboletas dançam valsa, vestidas em asas de festa.   Bailam no salão da relva deslizando no macio tecido das rosas   bebem taças de orvalho…

Poema do amor eterno

Eu posso te amarSem te tocarPorque sentir É chamaQue por si arde,Queima e flama E ao queimarAlimenta-seDa bondadeDos gestosDa músicaDe sua existência...Há uma ponte curva Entre o meu olhar e…