val.silva
0 Comments
0 categories
Gaston Bachelard cultivava uma imagem do Geógrafo em seus textos filosóficos: um geógrafo universal e imaginário, da imaginação bachelardiana que, talvez, tivesse o seu espelhamento emblemático e romântico em Humboldt. Todavia, mal sabia Bachelard que fornecer-nos-ia, a nós geógrafos, um método em profundidade. Este texto buscará compreender a fenomenologia bachelardiana como as manifestações do espaço na consciência e a sua importância como motor e mecanismo ontológico da imaginação. O espaço é fator de partida da imagem que permitiu a Bachelard, a partir da fenomenologia como método de abordagem, a compreensão ontológica do espaço vivido
Como citar:
SILVA, Valéria Cristina. GASTON BACHELARD E O ESPAÇO: FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA COMO POÉTICAS DO VIVIDO. Caminhos de Geografia, v. 24, p. 67-78, 2023.
Related Posts
Voile de Luz
Voo sempre ao redor da lua Não para pisar no seu solo de cristal e solidão, Mas para pairar sobre o seu tecido de luz... Um poeta é um…
Partitura
Todas as coisas partemna partitura do relógioa lucidez da morteé uma tarde sem fim,mais uma noite fria..As amizades são espigas já colhidas….As vaidades trajes que usamos no verão da vidaOs…
Isola, Insula, Ilha
A morte está lá foraAtrás do poste,No retrovisor,Na esquina da padaria,Na marquise doSupermercado. Isola,Insula’Ilha! A morte está famintaE multicoronáriaPara quem não é compadre delaÉ caixote sem vela. Isola,Insula’Ilha! A morte…