val.silva
0 Comments
0 categories
As boas histórias infantis são aquelas que além de criar envolvimento a partir do enredo também educam. São assim as obras infanto-juvenis de Maria Luísa Ribeiro. Tais narrativas educam no complexo tema dos valores humanos e para a argúcia da formação emocional cujos conteúdos nem sempre são de fácil abordagem. Desse modo, a obra infanto-juvenil de Maria Luísa Ribeiro é uma viagem ao país das emoções e permite-nos colocar as seguintes questões: é possível educar as emoções? E como podemos fazê-lo? Vamos analisar a obra no âmbito de uma educação das sensibilidades e dos valores, geradora de um outro espaço vivido que tem como caminho a lição das fábulas. Partimos de quatro histórias: Nave Pensamento, Gata, Gata, Gatarina, Veneno de Lagartixa e O Anjinho Que Falava Palavrão que trazem no cerne dos seus enredos temas para abordar sentimentos tais como: a vaidade, a inveja, a ingratidão, a aceitação. Em cada história uma lição de ser no discernimento da emoção e para a educação dos sentimentos
Como citar:
SILVA, Valéria Cristina Pereira da. Nave Pensamento e Outras Histórias para Infância de Maria Luísa Ribeiro: sobre educar as emoções. In: Júlio César Suzuki, José Elias Pinheiro Neto. (Org.). Di)versos olhares e trans(criações) literárias sobre a escrita de Maria Luísa Ribeiro. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP: PROLAM/USP, 2023, v. , p. 87-109.
Related Posts
O bambu e o vento
O bambu ao vento É o presságio de um sentimento O flutuar invisível do tempo No incolor e sonoro vento. O bambuzal se agita Queimando-se em ritmo Em rosa e…