O imaginário da cidade da Bahia-de-Todos-os-Santos: Guia de ruas e mistérios de Jorge Amado

0 Comments

Temos como objetivo compreender a narrativa amadiana enquanto um importante elemento do imaginário da cidade de Salvador. Partimos do livro Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios, escrito pela primeira vez em 1944 quando Salvador era ainda uma cidade provinciana com pouco mais de 300 mil habitantes. O livro passou por várias reelaborações devido às transformações que a cidade sofreu e sua versão final data de 1986, que é a versão que estamos trabalhando. Nesse livro, Jorge Amado traz a cidade de Salvador não como cenário, mas como tema e a partir de uma prosa poética mostra-nos uma cidade real e imaginária, cheia de mistérios. Uma cidade festiva, multicolorida e polifônica. A cidade tem sido fonte de inspiração para diversos escritores há muito tempo. A partir de um olhar sensível e atento, esses escritores, sejam romancistas ou poetas produzem representações sobre o espaço urbano, traduzindo não apenas os aspectos físicos como também as sensibilidades e sociabilidades decorrentes da interação entre os sujeitos e os espaços.
Como citar:
SANTOS, R. C. E. ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . O imaginário da cidade da Bahia-de-Todos-os-Santos: Guia de ruas e mistérios de Jorge Amado. In: SOUSA, Douglas de. (Org.). Itinerário 90 anos de literatura amadiana: navegações pela vida e obra do escritor. 1ed.São Luís: Cancioneiro, 2022, v. 1, p. 351-367.
Disponível em: 

Deixe um comentário

Related Posts

Deus é Poesia

Todo poeta Bebe na fonte do mistério... Vai ao poço e a nuvem Para buscar o peixe de sentido. Busca o ser do ser No rio do espelho No lótus…

VI Janelas do Céu

Toda janela aberta É uma janela para o céu. Onde os pássaros do tempo Cantam sem ponteiros Um galho, uma árvore uma nuvem... Por onde infiltra o sol, Recortes do…