A Janelas e os Olhos

0 Comments

A janela é um recorte de luz que nos permite ver e, por vezes, sermos vistos. Gaston Bachelard em sua Poética do Espaço nos diz que, iluminada pela lâmpada, as janelas são os olhos da casa! Janelas nos permitem ver e são elas mesmas a paisagem. Nas cidades históricas, sem muros, as janelas podem ver e serem vistas e cada janela conserva uma imagem. Toda janela é uma paisagem do tempo. Da janela é possível apreender tudo que passa, gentes e bichos, o vento e as estrelas, a entrada do luar na casa…

Silva, V. C. P. da. (2021). A Janelas e os Olhos. Revista Geografia, Literatura E Arte, 1(1), 214-225. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.176729

Deixe um comentário

Related Posts

II O Céu de Sofia

Antes de ser Aluno do mar é preciso ser aluno do céu! Toda Sofia Nasce no céu E se põe a fiar Fios infinitos De sabedoria. Sofia É cor de…

Um gosto de azul

Prove o azulNa frialdade do ventoNas gotas frias de chuva. Prove o azulNa tinta da tempestadeNo escuro estrondo da trovoada. Prove o azulNo gosto do MirtiloNo acre da blueberryNa doçura…

Estátuas

Ninfas de pedras nuasou em vestes de vento petrificadomendigam austeras nos canteiros das avenidas.Habitam praças solitáriasAo fim de ruas esquecidasnos monocórdicos dias.As cornucópiasAs gárgulasOs cupidos,Sátiros, elfos e homensdo pináculo do…