val.silva
0 Comments
0 categories
Temos como objetivo compreender a narrativa amadiana enquanto um importante elemento do imaginário da cidade de Salvador. Partimos do livro Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios, escrito pela primeira vez em 1944 quando Salvador era ainda uma cidade provinciana com pouco mais de 300 mil habitantes. O livro passou por várias reelaborações devido às transformações que a cidade sofreu e sua versão final data de 1986, que é a versão que estamos trabalhando. Nesse livro, Jorge Amado traz a cidade de Salvador não como cenário, mas como tema e a partir de uma prosa poética mostra-nos uma cidade real e imaginária, cheia de mistérios. Uma cidade festiva, multicolorida e polifônica. A cidade tem sido fonte de inspiração para diversos escritores há muito tempo. A partir de um olhar sensível e atento, esses escritores, sejam romancistas ou poetas produzem representações sobre o espaço urbano, traduzindo não apenas os aspectos físicos como também as sensibilidades e sociabilidades decorrentes da interação entre os sujeitos e os espaços.
Como citar:
SANTOS, R. C. E. ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . O imaginário da cidade da Bahia-de-Todos-os-Santos: Guia de ruas e mistérios de Jorge Amado. In: SOUSA, Douglas de. (Org.). Itinerário 90 anos de literatura amadiana: navegações pela vida e obra do escritor. 1ed.São Luís: Cancioneiro, 2022, v. 1, p. 351-367.
Disponível em:
Related Posts

Partitura
Todas as coisas partemna partitura do relógioa lucidez da morteé uma tarde sem fim,mais uma noite fria..As amizades são espigas já colhidas….As vaidades trajes que usamos no verão da vidaOs…

Vai catar um homem na rua ou um problema de design
Era domingo, mãe e filha preparavam o almoço mais elaborado, o que naquele dia era espaguete ao molho vermelho com azeitonas. Tudo estava posto: a água quente, temperos, os fios…

Desencontro
Eu nasci numa colinaAo lado da suaE te via soltando pipa, colhendo flores!Eu mesma só te olhava, enquanto regava minha única árvore…Depois crescemos e fui morar naquela cidade ao lado…