Espaço e literatura na paisagem cultural: Referências francesas nas cidades de Goiás e Goiânia no início do século XX

0 Comments

O presente trabalho busca compreender a constituição do imaginário urbano das Cidades de Goiás e Goiânia a partir de referências e influências francesas recebidas no início do século XX. O estudo envolve a relação entre espaço e literatura na constituição do imaginário dessas cidades. As referências francesas em Goiás e Goiânia dão-se a partir de vários processos identitários que vão marcar a paisagem e a memória urbana, sobretudo a partir do fascínio que a capital francesa, Paris, teve na constituição das paisagens locais goianas e no modo de vida. A partir do olhar estrangeiro e de uma relação de alteridade que ficou registrada na literatura e na imprensa, Goiânia e a Cidade de Goiás procuraram simular e criar referências que conectavam o modo de vida local ao universo francês com imagens, signos linguísticos e plásticos, vistos de modo estético e estilístico que forjavam pertencimentos e alteridades num singular conceito de paisagem cultural.

Como citar:
SILVA, Valéria Cristina Pereira da Silva. Espaço e literatura na paisagem cultural: Referências francesas nas cidades de Goiás e Goiânia no início do século XX. In: Revista ANPEGE, v. 16 n. 31. Acessível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10991

Deixe um comentário

Related Posts

Um Matiz de Solo em Nosso Sonho

Poesia em Homenagem ao Grupo Matiz que pinta a cidade com tintas de solos. Fonte: Equipe Matiz: colorindo vidas com tintas de solo, 2019 @tintas_matiz@saberessobresolos Há matizes pela cidade E…

As asas púrpuras

  Sai em busca do luar, Para no mais alto cume Tecer a lunografia.   Encontrei um par de asas púrpuras No poeticial sublime do tempo   Toquei no dourado…