val.silva
0 Comments
0 categories
Gaston Bachelard cultivava uma imagem do Geógrafo em seus textos filosóficos: um geógrafo universal e imaginário, da imaginação bachelardiana que, talvez, tivesse o seu espelhamento emblemático e romântico em Humboldt. Todavia, mal sabia Bachelard que fornecer-nos-ia, a nós geógrafos, um método em profundidade. Este texto buscará compreender a fenomenologia bachelardiana como as manifestações do espaço na consciência e a sua importância como motor e mecanismo ontológico da imaginação. O espaço é fator de partida da imagem que permitiu a Bachelard, a partir da fenomenologia como método de abordagem, a compreensão ontológica do espaço vivido
Como citar:
SILVA, Valéria Cristina. GASTON BACHELARD E O ESPAÇO: FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA COMO POÉTICAS DO VIVIDO. Caminhos de Geografia, v. 24, p. 67-78, 2023.
Related Posts
Estátuas
Ninfas de pedras nuasou em vestes de vento petrificadomendigam austeras nos canteiros das avenidas.Habitam praças solitáriasAo fim de ruas esquecidasnos monocórdicos dias.As cornucópiasAs gárgulasOs cupidos,Sátiros, elfos e homensdo pináculo do…
Um Matiz de Solo em Nosso Sonho
Poesia em Homenagem ao Grupo Matiz que pinta a cidade com tintas de solos. Fonte: Equipe Matiz: colorindo vidas com tintas de solo, 2019 @tintas_matiz@saberessobresolos Há matizes pela cidade E…