val.silva
0 Comments
0 categories
A pesquisa consiste em uma leitura da obra selecionada “Em Busca do Coração no Sábado à Noite” do autor Miguel Jorge, juntamente a uma perspectiva ontológica do espaço imaginário que é criado da cidade de Goiânia. Os espaços físicos são pertinentes na criação da narrativa sobre determinado lugar, como afirma Lima (2000), as narrativas urbanas criam mapas textuais que carregam a memória dessa cidade, moldada ao longo dos anos em que existiu e existe. Fernandes (2000), também nos revela sobre essa importância que carrega a cidade na construção do romance, visto que este é fruto da modernidade, a natureza como foco cede seu lugar para o urbano, a metrópole. Nesse novo contexto geográfico que será traçado grande parte das obras modernas, assim, Geografia como espaço físico, social, histórico e político carrega em si o grande peso de levar a Literatura ao lugar em que ela evoluiu e continua em constante mudança. Podendo mudar o foco, mas sempre andando em conjunto.
Como citar:
SILVA SANTANA, DAYANE ; PEREIRA DA SILVA, VALÉRIA CRISTINA . GOIANIA NA LITERATURA. Building the Way, v. 12, p. 31-41, 2023.
Related Posts

Imago Azul
A lagarta espessa, verde com pequenos pontos pretos como um kiwi maduro por dentro passava o dia no jardim esticando-se por todas as flores: margaridas, hibiscos, violetas, dálias… A lagarta…
Um lápis para cada poema
Pinto de azul as flores do dia De carmim as do passado E rosa-laranja as do futuro Pinto um poema Quando a lua crescente É uma xícara…

Uma viagem em Azul, Violeta e Violino
Um novo devaneio, imerso em azuis. O novo livro da Valéria Cristina Silva está disponivel e traz os sentimentos humanos que se encontram com os sentidos da natureza, em uma…