O Imaginário entre a Geografia e a Literatura

0 Comments

Esse artigo apresenta a relevância dos estudos de Geografia e Literatura, apresentando a contribuição que a filosofia do imaginário de Gaston Bachelard pode trazer a esta perspectiva de uma leitura do espaço na literatura, com suas sensibilidades e profundidades e, do mesmo modo,
como na literatura redescobre os muitos sentidos de espaço que ela carrega, como personagem, como paisagem e palco do drama humano e tantos outros. Gaston Bachelard sempre partiu da literatura como a fonte primordial do imaginário e é debruçando sobre imagens literárias, advindas direta da ação criativa do imaginário, que ele põe em relevo o espaço como constituinte do ser da imagem poética. A poética do espaço é portanto uma poética do ser em sua intimidade, em sua felicidade e em sua beleza.

Como citar:

SILVA, Valéria Cristina Pereira da; CARRETO, Carlos Fonseca Clamote. O Imaginário entre a Geografia e a Literatura. Revista Sapiência. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/10082

Deixe um comentário

Related Posts

Poema do amor eterno

Eu posso te amarSem te tocarPorque sentir É chamaQue por si arde,Queima e flama E ao queimarAlimenta-seDa bondadeDos gestosDa músicaDe sua existência...Há uma ponte curva Entre o meu olhar e…

V – Céumiotica de nuvens

Céus risonhos: Carneiros, Gigantes Cães milongos Dragões Palácios Uma sereia Paira sob a praia de cirro-estratos Num mar de nuvens Em ondas de alto-cúmulos, Rebanhos cheios de lã Marcham pelo…

Armazém dos Anos II

No armazém dos anos... Está o anzol, a linha e o peixe prateado adormecido no balcão do tempo   está o damasco amarelo e a memória dos primeiros amores  …