val.silva
0 Comments
0 categories
Que possibilidades de interlocução podem existir entre turismo e literatura? Essa pergunta mobiliza o presente trabalho, cujo objetivo é elaborar uma interpretação da viagem como ponto de aglutinação entre essas duas atividades humanas. Uma premissa teórica se coloca como suporte das reflexões: tanto o turismo quanto a literatura promovem viagens. O turismo promove o deslocamento espacial dos sujeitos para que, em viagem, estes desenvolvam mudanças de percepção, pausa na vida cotidiana, afastamento da rotina, conhecimento de novas paisagens e territórios, descanso. A literatura, em qualquer de seus gêneros, usufrui do poder metafórico para constituir deslocamento imaginativo de imagens e de situações humanas. Uma literatura para viagem ou uma viagem pela literatura; o turismo literário ou uma literatura de turismo experimentam imensas possibilidades de reflexão sobre o mundo. Esta pesquisa contou com trabalho de campo, organização de simpósios e várias atividades delineadas por redes de pesquisa
Como citar:
CHAVEIRO, E. F. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . Viagens para fora e para dentro: o encontro entre literatura e turismo. REVISTA DA ANPEGE, v. 19, p. 1-20, 2024.
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/16343
Related Posts
Goiânia: Rosa e Bem-Te-Vi
Essa cidade cor d’ouro ficou róseaGrão de poeira vermelhaCaído na tinta fresca de GoiâniaTornou-a aquecidamente rosa Essa cor ganhou pétalasQue nos acariciam Com as mão do ventoUm vento quente! Goiânia viveDe…

POESIA CASA COM PRIMAVERA
As flores chegam ao jardim como o vento na janelatrazendo o perfumedos sonhos. O canto da chuvatem odor de terra molhada,as rosas cintilam gotas de chuva. A primavera entra na…